"O nosso maior compromisso é a total satisfação de nossos clientes!"

Sua empresa faz bom uso da energia elétrica?


Instalações Elétricas


Para obter uma visão geral da instalação da rede elétrica de sua empresa ou residência, recomendamos analisar os seguintes aspectos:


- CONDUTORES

Para uma operação correta da energia elétrica sempre é bom verificar o médio pela qual ela se movimenta, este é os condutores elétricos ou fios e cabos.

Os condutores (fios e cabos) da instalação interna de sua empresa ou residência devem ter uma bitola (área transversal) capaz de suportar a corrente consumida pelas lâmpadas e aparelhos elétricos. Um condutor com a bitola inferior a dimensionada, produz aquecimento, podendo queimar equipamentos e aparelhos ligados nesse circuito, provocar acidentes como choque elétrico e até incêndios.


- QUADROS ELÉTRICOS E PROTEÇÕES

Os quadros elétricos devem ter proteção do barramento eletrificado conforme indica a Norma regulamentadora N°10 (NR-10). Todos os fios e barramentos não podem estar soltos e fazendo mal contato, pois produzem aquecimento.

É importante também uma correta proteção de Disjuntores Termomagnéticos. A proteção deve ser dimensionada conforme a carga ligada em cada circuito individualmente e a bitola do condutor. Por exemplo, para um condutor com bitola 2,5mm² deverá ser utilizado um disjuntor de 20A (indicado na norma NBR-5410, versão 2.004). No caso de acontecer algum curto-circuito o disjuntor abre o circuito impedindo um estrago maior. Tem outros tipos modernos de proteção humana perante um eventual choque elétrico.

Esta proteção é o Interruptor Diferencial Residual (conhecido pelo nome de “DR”). No caso de que alguma pessoa (sobre tudo crianças) levar um choque elétrico o “DR” opera abrindo e desligando a energia do circuito onde a pessoa levo o choque elétrico.


- LUMINÁRIAS E LÂMPADAS

As luminárias com lâmpadas adequadas tem uma grande importância no dia a dia tanto das empresas como residências.

Para cada lugar existe uma quantidade de iluminação especifica, por exemplo, uma área de trabalho de um escritório deveria ter 500 Lux de “Iluminamento”, um banheiro 250 Lux de Iluminamento, um Auditório 150 Lux no mínimo, considerando que 1 Lux = 1 (lúmen/m²).

Para uma maior eficiência de Iluminação e economia recomendamos a troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas ou tubulares, que iluminam mais porem consomem bem menos, alem de ter uma duração que chega até 5 vezes mais que uma lâmpada incandescente normal.

Cabe destacar a importância com o Médio Ambiente, pois as lâmpadas fluorescentes em geral como assim mesmo lâmpadas de descarga (Vapor de Mercúrio, Sódio e Metálico) que estejam queimadas e não funcionem mais, não podem ser jogadas no lixo.

Ainda não existe a nível estadual um procedimento para reciclagens das lâmpadas fluorescentes em geral e de descarga. Além de estar diretamente ligada à segurança pública no tráfego, a iluminação pública previne a criminalidade, embeleza as áreas urbanas, destaca e valoriza monumentos, prédios e paisagens, facilita a hierarquia viária, orienta percursos e aproveita melhor as áreas de lazer.


- TOMADAS ELÉTRICAS E PONTOS DE FORÇA

As tomadas ou pontos de força devem ser verificadas e testadas. Pode ser que internamente tenha fios ou cabos que com o tempo ficam soltos o que produzem aquecimento e eventuais curtos-circuitos pudendo provocar queimas de aparelhos elétricos.

Existem tomadas especificas como as dos microcomputadores, que precisam de fio terra e uma polaridade especifica assim mesmo chuveiros elétricos, que por prevenção e segurança precisam do fio terra.

No caso do chuveiro recomendamos o uso de Interruptor Diferencial Residual “DR”, pois em caso de choque elétrico ele desliga a energia (destacamos que a resistência do chuveiro deve ser de tipo isolada se não o DR abre). Outros pontos de força são as tomadas trifásicas para uso industrial e predial.


- ATERRAMENTO GERAL

Em todas as empresas deve existir uma malha de aterramento geral enterrada em solo de terra. Esta malha geral de terra integra os aterrametos dos equipamentos eletroeletrônicos e o sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA).

A malha de terra esta composta por cabos de cobre nu, hastes de aterramento, caixas de inspeção e equalização equipotencial.

O SPDA enunciado anteriormente, da uma proteção a uma determinada área perante eventuais quedas de raios. Existem equipamentos captores de raios (por exemplo, o Para-raio tipo Franklin), cuja função é catar a energia desprendida dos raios e levar a mesma ate Terra. Todas estas instalações estão indicadas na norma indica a NBR-5419.


- EFICIÊNCIA E ECONOMIA DE ENERGIA COM CUIDADO DO MEIO AMBIENTE

O consumo eficiente da energia é um item que deve ser considerado fundamental e base para o cuidado do Médio Ambiente e da economia na conta de luz.

Por cada kWh consumido o planeta recebe quase 35 kg de poluentes lançados na atmosfera. O Carbono na atmosfera provoca o aquecimento global do Planeta, é importante tomar alguma atitude.

Por esse motivo é bom considerar a utilização de equipamentos que consumam menos energia, como por exemplo, lâmpadas fluorescentes compactas ou florescentes tubulares, Televisores e Monitores de Computador com tela em LCD (Cristal Liquido), equipamentos eletro-eletrônicos que tenham o SELO PROCEL de economia de energia. Este selo vem colado nas portas de eletrodomésticos como geladeiras, lavadoras, etc.


- EQUIPE DE APOIO TÉCNICO

Nossa equipe técnica esta atenta a proceder e efetuar levantamentos, medições e análises técnicos, na sua empresa ou residência.

Destacamos que existe a norma que regula as instalações elétricas de baixa tensão BT, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que é a norma NBR-5410, onde tem todas as especificações e características que os condutores, proteções e infra-estrutura deve ser usada numa rede elétrica.




Padrão de Fornecimento (Entrada da Energia e Medidor)

Sua empresa ou residência recebem o fornecimento de energia das Concessionárias. Esta energia é distribuída e medida em Quilowatt - hora (kWh).

A entrada de energia chamasse padrão de distribuição de energia. Existem padrões de entrada de energia trifásicos, bifásicos e monofásico alem da entrada de energia em Media Tensão (13,8kV e 23kV) que geralmente fornece energia para prédios e indústrias de maior porte.

Se na sua empresa ou residência existem problemas de elétricos devidos a sobrecarregas, é necessário realizar um análises de demanda e detalhar a carga instalada de equipamentos e aparelhos ligados na rede.

Se nota que a iluminação sobre distúrbios, ou alguns aparelhos não estão operando satisfatoriamente é bom efetuar um análises da rede com equipamentos adequados chamados de Medidores de Grandezas Elétricas.

Após de efetuar as medições de grandezas elétricas pode ser feito um análises dos seguintes itens:




* Verificação do Fator de Potencia (se ele é inferior a 0,92 ou superior a 1,0 a Concessionária cobrara uma elevada multa). O Fator de Potencia é corrigido com um banco de capacitores adequado.

* Verificação da tensão de fornecimento

* Verificação da corrente eficaz

* Verificação do Consumo de energia do período da medição, (este consumo pode ser extrapolado a fim de verificar o consumo mensal e comparar com a conta de energia)

* No caso das indústrias é possível a recuperação do imposto I.C.M.S. das contas de energia elétrica, conforme normativa.

* Verificação da existência de Harmônicas na Rede a fim de instalar filtros e reatores adequados.

* Verificação das Potencias Ativa, Aparente, Reativas, Capacitivas eficaz da rede.

* Análises de dimensionamento da demanda contratada e procurar a melhor opção para o Cliente.




Para efetuar estes análises das grandezas elétricas, pode procurar a equipe técnica da Instaladora Elétrica Mercúrio Ltda. Composta de engenheiros e técnicos alem de equipamentos de medição.



Conte com nosso apoio!



Av. Américo Vespúcio, 559 - Boa Vista - Sapucaia do Sul/RS - Fones: (51) 3452.9000