"O nosso maior compromisso é a total satisfação de nossos clientes!"

Serviços - conheça nossos serviços


I - Desenvolvimento, elaboração e aprovação de estudos, projetos elétricos e serviços especiais.

Para você saber: À medida que as empresas começam a reconhecer o efeito favorável que a gestão do Dep. de Engenharia e Projetos exerce sobre a lucratividade e a qualidade dos serviços, fica evidente a necessidade de agir com profissionalismo nessa área para atingir resultados cada vez mais surpreendentes. Um dos grandes objetivos deste Departamento é otimizar os recursos já disponíveis de modo que eles atendam às necessidades dos trabalhos em andamento, contribuindo assim para que os 3 pilares - escopo, tempo e custos - sejam plenamente satisfeitos e atinjam a qualidade e a satisfação do cliente final.

O Departamento de Engenharia e Projetos, é o departamento responsável pela condução dos estudos e projetos da empresa de maneira integrada, fornecendo todo o suporte e a estrutura de recursos e serviços necessários para o desenvolvimento de cada iniciativa a partir deste para o Departamento de Suprimentos e Engenharia de Obras.

Desenvolvimento de estudos e projetos elétricos para:

Atendimento através da instalação de redes de distribuição de energia elétrica de consumidores particulares, condomínios, loteamentos, conjuntos habitacionais.

Complementação, reforço e reforma de redes elétricas de distribuição de média e baixa tensão, com redes aéreas tipo compactas e redes subterrâneas, em localidades urbanas e rurais.

Subestações transformadoras de energia, grupos geradores, instalações elétricas industriais, comerciais e prediais.

Instalação de Cubículos blindados, Painéis de medição elétrica e Quadros gerais de distribuição (QGBT) em diversas instalações industriais, prediais e comerciais.

Redes de aterramentos e equalização equipotencial, conforme norma NBR5419.

Estudos e instalação de Sistema de Proteção contra Descargas atmosféricas (SPDA), para áreas como Prédios, Industrias, Shoppings entre outros.

Elaboração de Estudos e cálculos de Coordenação e Seletividade em projetos de instalações elétricas, com objetivo de dimensionar os dispositivos de proteção contra possíveis falhas no sistema elétrico, bem como definir os ajustes dos dispositivos de proteção contra sobrecorrentes.

Execução de Medições de Grandezas Elétricas, utilizando-se equipamentos especializados para com coleta de dados, análise dos resultados e elaboração de Laudos técnicos a fim de corrigir e/ou monitorar a qualidade do fornecimento de energia Elétrica.

Medição e análises de correção do Fator de Potência (Reativos e capacitivos), com instalação de Banco de Capacitores automáticos e semiautomáticos.

Serviços de megagem e ensaios de continuidade para verificação da isolação de condutores elétricos.

Elaboração de Cálculos luminotécnicos de áreas industriais, prediais, comerciais, estacionamentos, escritórios, áreas públicas (praças, parques, vias públicas, áreas sociais) entre outros.

II - Execução de obras de infraestrutura em redes elétricas de distribuição, mercado privado, público e concessionárias.

Para você saber: O sistema de distribuição de energia elétrica se confunde com a configuração topográfica das cidades, ramificando-se ao longo de ruas e avenidas para, assim, conectar o sistema de geração ao consumidor final. As distribuidoras de energia, regulamentadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), recebem toda a eletricidade gerada nas usinas e a repassam através de cabos isolados e de grande resistência.

Para se tornar segura e adequada para o consumo, a energia ainda passa por transformadores de pequeno porte - instalados nos postes de concreto - que reduzem ainda mais a tensão elétrica que chegará nas residências, comércios e indústrias por meio de ramais de ligação responsáveis pela distribuição final da energia.

Atividades desenvolvidas junto as redes de distribuição:

Reforma e/ou construção de redes de alta e baixa tensão, aéreas, compactas, subterrâneas, urbanos e rurais, em loteamentos e condomínios, para mercado privado e público.

Reformas, construção, recondutoramento, substituição de postes e condutores em redes de distribuição aéreas de alta e baixa tensão em vias públicas, energizadas ou não e poda/abate de vegetais para as Concessionárias de energia.

Serviços de corte/ligação e fiscalização/ligação de novas unidades consumidoras das atividades de STC - Serviços Técnicos Comerciais, nas zonas urbanas e rurais, junto as concessionárias de energia.

Execução de serviços de poda, abate e supressão de vegetais junto a redes elétricas e em áreas particulares, com uso de equipamento tipo linha viva e equipes especializada com responsabilidade técnica de Engo. Agrônomo.

Instalação de equipamentos referente ao Sistema de Automação em unidades consumidoras em substituição aos antigos medidores grupos A e B, com medição indireta para Concessionária CEEE.

III - Execução de serviços de atendimentos de emergências e contingencias nas redes de distribuição das Concessionárias de Energia em regime 24h / 7d.

Para você saber: O atendimento das ocorrências emergenciais está diretamente ligado à expertise de uma empresa em receber e despachar as solicitações de reparos para as equipes de emergência. dessa forma, o centro de operação, responsável pela distribuição das ocorrências para as equipes de emergência, deve atuar visando minimizar o tempo de atendimento e a quantidade de clientes interrompidos, priorizando os atendimentos de forma adequada.


       Este trabalho propõe o desenvolvimento e a avaliação de ferramentas e logística preparadas para otimizar o despacho das ocorrências para as equipes de emergência, fornecendo subsídios para a tomada de decisão em um centro de operação, de forma a melhoras os tempos de atendimento o que fará com que melhorem os indicadores de desempenho.

Atividades e atendimentos emergenciais - 24h / 7d

Serviços de atendimento emergencial e de contingencia junto as redes elétricas das concessionárias de energia, com troca de cabos, transformadores, postes e estruturas de alta e baixa tensão, com equipes pesadas, equipes para redes energizadas e equipes leves para pequenos eventos.

Atendimento com sistema de Plantão e Sobreaviso com equipes pesadas especializadas, em regime de 24h / 7d.

IV - Execução de obras de infraestrutura tipo industriais, comerciais, prediais, quadros e subestações.

Para você saber: Investir em soluções modernas e tecnicamente avançadas quando se tratar de infraestrutura é fundamental para prevenir problemas e desperdícios.

Para que a infraestrutura atenda aos requisitos técnicos e normativos requeridos pela sua aplicação nos diferentes tipos de edificação e utilização, é necessária uma consultoria técnica especializada para elencar os requisitos e memoriais das definições onde serão executados os projetos.

Devemos sempre lembrar que a infraestrutura elétrica, telefônica e outras sempre devem atender as normas técnicas pertinentes a cada tipo de aplicação.


Atividades desenvolvidas para execução de infraestruturas:

Montagens e Instalações industriais, com instalação de maquinarias, equipamentos, quadros de comando e distribuição e automação industrial.

Instalações Prediais e Comerciais de Luminárias, Pontos de força, Tomadas, Automação Predial e Comercial.

Montagem de subestação transformadoras de grande porte e grupos geradores.

Locação e Instalação de Grupos Geradores e transformadores.

Construção de cabines e cubículos de alvenaria para subestações.

Execução de instalações de redes telefônicas, lógica, cabeamento estruturado e redes de fibra ótica aéreas/subterrâneas.

Construção, montagem e manutenções elétricas, mecânicas e civil e operação em Sistema de controle de cheias e inundações (Casas de Bombas).

V - Iluminação pública viária, praças e áreas de lazer.

Para você saber: A Iluminação pública, além de estar relacionada diretamente à segurança pública no tráfego de veículos, previne também a criminalidade, embeleza as áreas urbanas, destaca e valoriza monumentos, prédios e paisagens, facilita o transito a noite nas vias públicas, orienta percursos e torna mais seguras as áreas de lazer que podem ser utilizadas a noite.

A manutenção sistemática e a melhoria da qualidade dos sistemas de iluminação pública, certamente traduzem-se em melhor imagem da cidade, favorecendo a circulação das pessoas, o comércio, ampliando a cultura do uso eficiente e racional da energia elétrica, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social e econômico do município.

Atividades desenvolvidas na área de iluminação:

Modernização, instalação e ampliação de Sistemas de Iluminação Pública municipais, em ruas, avenidas, trevos de acesso, pátios de estacionamento, praças e parques, usando tecnologia LED.

Execução de serviços de Gestão, Gerenciamento Manutenção continuada em Sistemas de Iluminação Pública, utilizando equipes especializadas com equipamentos tipo cestos aéreos, em ruas, avenidas, praças e parques municipais.

Modernização, instalação e ampliação de iluminação em quadras poliesportivas, estádios de futebol, centros de recreação, prédios históricos e monumentos.

Levantamentos e recadastramentos de Sistemas de Iluminação Pública, visando ter os números exatos de pontos em funcionamento, mapa de consumo e estudos de eficientização para redução do consumo para os municípios.

VI - Construção e manutenção de Redes de Tração Elétrica em Sistemas Metroviários.

Muito cedo se recorreu à tração elétrica nos caminhos de ferro, o seu aparecimento data de 1879 na Alemanha. Em Portugal, a 15 de Agosto de 1926 foi inaugurado o serviço de tração elétrica na linha de Cascais com recurso a subestações de tração com retificadores da tensão primária nos 1500 V. Rapidamente as vantagens da eletrificação justificaram o aparecimento de linhas de tração elétrica: nas redes de carros elétricos, redes de metropolitanos, em vias férreas com grandes extensões em túneis, linhas suburbanas das cidades, vias com grandes frequências de trens e em vias com traçados montanhosos.

As infraestruturas ferroviárias são um sistema elétrico complexo constituído por subestações de tração, linhas de transmissão (catenárias) e locomotivas. As subestações de tração e as catenárias constituem as redes de alimentação e as locomotivas constituem as cargas variáveis no espaço (deslocação das unidades motoras ao longo da catenária).

Atividades efetuadas junto a Redes Aérea de Tração:

Construção de redes aérea de tração, com condutores de cobre (fio de contato) utilizando estruturas de sustentação com triângulos e suspensórios, ancorados em postes de concreto, estruturas e pórticos metálicos.

Manutenção de rede aérea de tração (conjunto de equipamentos que distribuem a energia elétrica para a movimentação dos trens), efetuando a substituição de condutores e estruturas danificados.

Manutenção de outros equipamentos elétricos (demais dispositivos que só podem ser desligados no período noturno), como chaves desligadoras, para-raios, isoladores, triângulos, fio de contato e outros componentes.

Atendimento emergencial 24 h / 7d, com equipes especializadas utilizando veículos especiais tipo Rodoferroviários, Locomotiva e veículo tipo Autotorre.

Construção e Manutenção de Redes elétricas de distribuição públicas e privadas.

Atendimento de emergências e contingencias em redes de distribuição das Concessionárias de energia.

Av. Américo Vespúcio, 559 - Boa Vista - Sapucaia do Sul/RS - Fones: (51) 3452.9000

1544469813